Mídias na Educação: Convergências das mídias
Vivemos num mundo totalmente tecnológico, que exige da sociedade, do sistema educacional posicionamentos, de envolvimentos nesse parecer de convergência da mídia. O educador por sua vez, em meio a este cenário terá que assumir uma postura reflexiva em sua práxis pedagógica, entregando as variadas ofertas da mídia no então currículo escolar, visando ainda o aspecto de relevância na educação que é a interdisciplinar.
Sabemos da importância da revolução do computador e da internet e o que são capazes de propiciar no processo ensino aprendizagem, porém conhecemos também os impasses que a escola vem sofrendo em sua adequação em precisar se colocar dentro dos moldes exigidos pela sociedade do conhecimento e da tecnologia, pois como educadores temos consciência de como é difícil passar por mudanças tão aceleradamente, mudança requer tempo e, mudar não é fácil, principalmente na educação. Abandonar práticas lineares de vários anos e embarcar em mitologias com inúmeras oportunidades de aprendizagem, de acesso rápido e instantâneo, se tornar assustador para alguns o que implica superação e desafio para muitos.
O acesso rápido e as novas mudanças, vem fazer iniciais, para se aproximar cada vez mais da era tecnológica integrando-a dentro da escola e aliando a mesma ferramenta auxiliadora dentro do currículo.
Ademais nota-se que a melhor a fazer, é um trabalho flexível, que envolva o aluno em atividades integradas; que os leve a investigação, como foco ao aprendizado e ao desenvolvimento da curiosidade, e assim levá-los ao interesse em construir o seu próprio aprendizado, pois haja visto, que se aluno é estimulado a ser autônomo nas suas produções e criações, com certeza a escola estará contribuindo para tal formação, a partir do momento que a mesma trabalhe de forma articulada em facilitar o uso de ferramentas tão necessárias ao mundo contemporâneo.
Referência:
Prado Maria Elisabette B.B., artigos, Pedagogia de projeto: Fundamentos e implicações, 2005 e Articulações entre áreas do conhecimento e tecnologia. Articulando saberes e
www.pontoesfilpsi.bolgspot.com
Vivemos num mundo totalmente tecnológico, que exige da sociedade, do sistema educacional posicionamentos, de envolvimentos nesse parecer de convergência da mídia. O educador por sua vez, em meio a este cenário terá que assumir uma postura reflexiva em sua práxis pedagógica, entregando as variadas ofertas da mídia no então currículo escolar, visando ainda o aspecto de relevância na educação que é a interdisciplinar.
Sabemos da importância da revolução do computador e da internet e o que são capazes de propiciar no processo ensino aprendizagem, porém conhecemos também os impasses que a escola vem sofrendo em sua adequação em precisar se colocar dentro dos moldes exigidos pela sociedade do conhecimento e da tecnologia, pois como educadores temos consciência de como é difícil passar por mudanças tão aceleradamente, mudança requer tempo e, mudar não é fácil, principalmente na educação. Abandonar práticas lineares de vários anos e embarcar em mitologias com inúmeras oportunidades de aprendizagem, de acesso rápido e instantâneo, se tornar assustador para alguns o que implica superação e desafio para muitos.
O acesso rápido e as novas mudanças, vem fazer iniciais, para se aproximar cada vez mais da era tecnológica integrando-a dentro da escola e aliando a mesma ferramenta auxiliadora dentro do currículo.
Ademais nota-se que a melhor a fazer, é um trabalho flexível, que envolva o aluno em atividades integradas; que os leve a investigação, como foco ao aprendizado e ao desenvolvimento da curiosidade, e assim levá-los ao interesse em construir o seu próprio aprendizado, pois haja visto, que se aluno é estimulado a ser autônomo nas suas produções e criações, com certeza a escola estará contribuindo para tal formação, a partir do momento que a mesma trabalhe de forma articulada em facilitar o uso de ferramentas tão necessárias ao mundo contemporâneo.
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